MAIS

    USP é classificada como melhor universidade latino-americana no ranking da Times Higher Education

    Por G1 SP

    Pelo terceiro ano seguido, a Universidade de São Paulo (USP) foi classificada como a melhor universidade latino-americana do World University Rankings, elaborado pela consultoria britânica Times Higher Education (THE) (veja aqui o ranking geral).

    A entidade foi classificada no grupo de 201-250 melhores do mundo e se igualou a instituições famosas no mundo, como Universidade de Waterloo (Canadá), Universidade de Surrey (Reino Unido), Universidade da Coreia (Coreia) e Universidade de Tel Aviv (Israel).

    Das cinco categorias de indicadores do World University Rankings, a USP ficou entre as 100 melhores instituições do mundo em duas: pesquisa (74ª posição) e ensino (88ª posição).

    Ao todo, o Brasil tem 62 instituições classificadas. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é a segunda brasileira mais bem posicionada, no grupo entre 401-500.

    No topo da lista está a Universidade de Oxford, em primeiro lugar, seguida pela Universidade Harvard, em segundo, e pelas Universidade de Cambridge e Universidade Stanford, empatadas na terceira colocação.

    Das dez primeiras posições, sete são de instituições norte-americanas.

    Em sua 19ª edição, o ranking avaliou cerca de 1.800 instituições de ensino superior de 104 países. A avaliação levou em conta 13 indicadores, agrupados em cinco categorias: ensino, inovação, internacionalização, pesquisa (volume, investimento e reputação) e citações (influência da pesquisa).