MAIS

    Marinha abre 48 vagas para mulheres em concurso de nível médio para formar marinheiras de carreira

    Por Revista Sociedade Militar

    Estarão abertas até o dia 12 de fevereiro as inscrições para o concurso de admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros da Marinha do Brasil. Neste concurso serão ofertadas, além das 671 vagas totais, 48 vagas exclusivas para mulheres. Em 2023 foi a primeira vez que mulheres se matricularam no curso de formação de marinheiros, e agora novamente a Marinha torna a abrir vagas para o público feminino. 

    Escola de Aprendizes de Marinheiros

    “As Escolas de Aprendizes-Marinheiros são a porta de entrada para quem pretende ser Praça da Marinha, que são os militares que entram com ensino médio ou técnico.

    Existem quatro Escolas de Aprendizes-Marinheiros no país: a Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC), em Florianópolis; a Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE) em Fortaleza e a Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (EAMES), em Vila Velha. O candidato pode escolher em qual Escola deseja cursar na hora de realizar a inscrição.

    Enquanto estiver no curso, o aluno é considerado Grumete e após a sua formatura torna-se Marinheiro com formação técnica dentro da Marinha.