MAIS

    A pedido de Edvaldo, Comissão de Segurança Pública da Aleac recebe concursados do ISE na próxima terça

    Por José Pinheiro

    Os membros da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) acataram a sugestão do deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) de receber já na próxima terça-feira (28) os aprovados no concurso do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), que já finalizaram o curso de formação. A decisão foi tomada hoje (23), em reunião.

    Edvaldo Magalhães aproveitou para destacar e parabenizar a atuação do presidente da Comissão, deputado Arlenilson Cunha (PL), por trazer à Casa Legislativa os principais assuntos debatidos nesta quinta-feira. Arlenilson Cunha faz parte do Sistema de Segurança Pública, inclusive já presidiu o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen).

    “Vamos iniciar na terça-feira recebendo os concursados do Instituto Socioeducativo (ISE). O concurso terminou, o curso já se encerrou e tem urgência na homologação do concurso e a posse respectiva. Essa será a pauta da próxima terça-feira, uma sugestão minha, acatada por todos os membros. Quero fazer um parêntese aqui e destacar a atuação do nosso presidente da Comissão, Arlenilson Cunha, trazendo para a mesa de discussão os principais temas relativos à segurança do nosso povo”, afirmou.

    O parlamentar falou ainda a respeito da agenda da Comissão de Segurança nas próximas semanas. O objetivo é aproximar a Comissão do Sistema de Segurança Pública e assim buscar soluções para os problemas, reduzindo os índices de criminalidade.

    “Foi a primeira reunião e se priorizou algumas pautas para irmos abordando. A Comissão vai ter uma relação com todo o Sistema de Segurança Pública, começando com uma reunião presencial com o secretário de Segurança Pública na primeira semana de abril e depois vai desdobrar nas diversas áreas: Polícia Civil, Polícia Militar, Instituto Socioeducativo, Instituto Penitenciário e desdobrando em visitas locais nos municípios”, pontuou.

    Além de conhecer todo o sistema e se aprofundar, os parlamentares pretendem estabelecer uma agenda de trabalho próxima dos servidores. “A segunda questão foi pautar as categorias. Tem várias bandeiras das diversas categorias e a gente vai tratar no coletivo da Comissão com todas elas: Polícia Penal, Socioeducativos, Polícia Militar, Polícia Civil”.

    Participaram da primeira reunião da Comissão os deputados Gilberto Lira (União Brasil), Gene Diniz (Republicanos), Arlenilson Cunha (PL), Clodoaldo Rodrigues (Republicanos) e Edvaldo Magalhães (PCdoB).