MAIS

    Especialistas dão dicas para quem tem dificuldade de ter orgasmos

    Por Caroline Cintra, Correio Braziliense

    Muito além do prazer sexual, o orgasmo pode diminuir o estresse, melhorar a qualidade do sono, aliviar crises de enxaqueca, revigorar o aspecto da pele e trazer outros benefícios à saúde. Ontem, foi dia de celebrar o prazeroso clímax do sexo. Porém, para muitas mulheres não há motivos para comemorar. Uma pesquisa do Programa de Sexualidade (Prosex), da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), mostrou que 55% das brasileiras não tem orgasmo na relação sexual. As causas podem ir desde a dificuldade em se excitar até dores na hora do ato. Especialistas, no entanto, afirmam que é possível chegar lá. Mudar a rotina sexual com o parceiro e buscar ajuda médica estão entre as principais recomendações.

    O psiquiatra Luan Diego Marques conta que diversos pacientes procuram o consultório com queixas sobre a vida sexual. Entre as principais reclamações está a falta de libido. ;Tem pessoas que usam álcool para relaxar e ter a relação sexual. Pode parecer que ajuda, mas, não, porque o álcool mexe com o humor e com a ansiedade, o que pode dificultar a atingir o orgasmo. Pessoas ansiosas depositam, na vida sexual, uma masturbação intensa e o excesso é prejudicial;, destaca.

    Muitos pacientes esperam ter uma relação de confiança com o médico para poder falar sobre a vida sexual, mas Luan ressalta, que, apesar de ser um assunto íntimo, é um dos fatores que trazem qualidade de vida para o ser humano. ;Ainda existem tabus individuais. Ter relação sexual saudável traz vida saudável. Ela permite liberação de neurotransmissores que trazem saúde, por isso é importante conhecer o que gostamos, como preferimos, em que ambiente, respeitando os desejos do parceiro;, orienta Luan.