MAIS

    Parafilia: entenda distúrbio que faz pessoas enfiarem objetos no pênis

    Por Metrópoles

    Parafilia é um fetiche que se não tratado pode evoluir para algo perigoso, como doença compulsiva, e pode prejudicar funcionamento do pênis

    Apesar de bizarro, não é difícil encontrar notícias sobre pessoas que, em busca de prazer sexual, decidem inserir objetos estranhos na uretra — neste mês, por exemplo, um idoso teve o pênis amputado depois de um anel de metal ficar preso no interior do seu pênis. Em 2022, um garoto precisou passar por cirurgia para remover um termômetro que acabou chegando à bexiga.

    A prática não é das experiências sexuais mais saudáveis, já que os objetos podem obstruir as vias sanguíneas. Segundo o urologista Jessé Lima, do Hospital Santa Marta, em Brasília, os corpos estranhos na uretra podem causar inflamação, hemorragia, infecção, lesão e/ou perfuração da uretra, próstata e bexiga, isquemia (problema na circulação sanguínea) do pênis, disfunção erétil e entortamento do órgão.

    Episódios como o do idoso e do garoto são identificados como parafilia. Segundo o psiquiatra Fábio Aurélio Leite, do Hospital Santa Lúcia Norte, em Brasília, no fetiche de comportamento sexual, os indivíduos buscam instrumentos ou objetos que normalmente não são adequados para sentir prazer. “Chega a ser algo bizarro”, diz.

    Ele afirma que normalmente as parafilias se iniciam na adolescência, quando as pessoas começam a descobrir o corpo. Podem ser indivíduos tímidos, que passaram por repressão religiosa, cultural ou familiar e/ou não tiveram acesso à educação sexual.