247 – A aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retornou a 56% na terceira rodada da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (21), após uma queda para 51% na medição realizada em abril. Essa recuperação, que coloca a aprovação de Lula no mesmo patamar de fevereiro, quando foi feita a primeira pesquisa, é atribuída à melhora da percepção sobre a economia, uma vez que 32% dos eleitores afirmam que a situação econômica melhorou nos últimos 12 meses.
Na rodada anterior, essa percepção era compartilhada por apenas 23% dos entrevistados. A pesquisa revela que, desde abril, a reprovação do governo oscilou dentro dessa margem, passando de 42% para 40%.
Entre os eleitores de Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições de outubro, a aprovação do trabalho de Lula subiu de 14% para 22%. No entanto, a parcela dos eleitores que consideram o governo atual melhor do que os dois anteriores de Lula caiu de 53%, na primeira medição realizada em fevereiro, para 35%. Já o percentual dos que apontam piora subiu de 25% para 33%. Além disso, houve uma redução de 60% para 49% no percentual de eleitores que consideram o governo Lula superior ao de Bolsonaro.