MAIS

    Colocar a imagem do santo de cabeça para baixo ou tirar o Jesus menino do colo dele; entenda a tradição de Santo Antônio

    Por g1

    A tradição de Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro, se mantém viva e presente na cultura de muitos de fiéis em todo o Brasil. Comemorado nesta terça-feira (13), o dia do santo é celebrado com fervor e devoção, trazendo rituais e simpatias que atravessam gerações, tudo para encontrar o grande amor.

    E quem nunca comeu o bolo de Santo Antônio esperando achar a famosa medalha, que, de acordo com a lenda, se encontrada trará seu par perfeito, ou já colocou a imagem do santo de cabeça para baixo ou ainda tirou o Jesus menino do colo dele para deixá-lo “de castigo” para chamar a sua atenção, forçando-o a auxiliar no encontro da alma gêmea? As fórmulas usadas pelos solteiros são várias, mas o que realmente importa é a fé, segundo o frei Gilberto Marcos, de Sorocaba (SP).

    “A verdade é que ele nunca se preocupou com essa questão do casamento. Ele é um santo que faz milagres, que intercede a Deus porque é bom, porque é maravilhoso, porque viveu o evangelho, porque é querido por todo o povo”, conta. 

    O Santo Antônio também fez história pela sua simplicidade, pelo modo como viveu, como franciscano, pobre, simples, desapegado de todas as coisas, mas apegado essencialmente a Cristo e a sua palavra ao santo evangelho.

    Leia mais no g1