MAIS

    Governo do AC retifica edital para concurso do Iapen e aumenta número de vagas para mulheres

    Por g1

    Em publicação feita no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta segunda-feira (26), o governo do Acre ampliou o número de vagas destinadas ao cargo de agente de polícia penal, de 15 para 50 vagas para mulheres. As modificações foram feitas no edital para concurso público com vagas efetivas para o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC) e polícia penal.

    O governo do Estado havia informado ao g1 que publicaria uma retificação no Diário Oficial do Estado, ampliando a quantidade de vagas ofertadas.

    Outra alteração foi na Prova Discursiva. Serão corrigidas as provas discursivas dos candidatos somente dos que forem habilitados na prova objetiva e que estejam classificados dentro do limite, além dos empates na última posição de classificação, se houver.

    O assunto gerou polêmica nas redes sociais após muitas mulheres questionarem a disparidade de vagas por gênero e pedindo mais igualdade. Uma publicação do governador Gladson Cameli em uma rede social no dia da publicação do edital recebeu diversos comentários nesse sentido. Um dos comentários classificava a desigualdade como “absurdo”, enquanto outra afirmava não se sentir contemplada.

    “Inacreditável. Nem todos os concurseiros(a) que sonham com carreira policial recebem com alegria a notícia. Nós mulheres deveríamos nos unir e pedir a impugnação do documento, por acreditar haver discriminação de gênero. A constituição diz que todo mundo é igual”, afirma uma das postagens.