MAIS

    Mais 5,3 mil famílias do Acre devem ser atendidas pelo Programa Luz Para Todos até 2025

    Por g1 AC

    Mais 5,3 mil famílias do Acre devem ser atendidas pelo Programa Luz Para Todos até 2025. Essa é a previsão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que aprovou a ampliação de famílias beneficiadas e estendeu o prazo para os atendimentos no estado acreano.

    O programa do governo federal tem como objetivo levar energia elétrica para áreas rurais que ainda não possuem acesso ao serviço.

    Em quatro anos, mais de seis mil famílias foram atendidas pela iniciativa e, durante este período, foram construídos quase 2,2 mil quilômetros de rede de distribuição nos municípios do estado acreano. Ao logo desse período, foram investidos mais de R$ 125 milhões em obras de construção de rede de energia nos municípios acreanos.

    Para este ano, a coordenadora de Universalização da Energisa, Elizângela Sousa, prevê 2 mil ligações elétricas no Acre. “Nem sempre é fácil chegar a determinadas localidades, devido ao deslocamento até as regiões de difícil trafegabilidade. Mas, temos esse compromisso com o povo acreano de levar dignidade através da energia elétrica”, disse.

    A iniciativa beneficia, principalmente, famílias de baixa renda que moram em áreas de difícil acesso. A empresa é responsável por realizar todo o processo de instalação da rede elétrico com postes, cabos, transformador e kit básico. O morador não precisa pagar nada, contudo, tem que atender alguns pré-requisitos:

    • Ter residência construída e documentada;
    • Residir no local;
    • Não possuir acesso ao serviço púbico de energia elétrica;
    • Possuir documentos de identificação.

    A solicitação para o atendimento pode ser feita em qualquer ponto de atendimento da Energisa pelo morador.