MAIS

    Qualidade da merenda escolar da rede municipal de Marechal Thaumaturgo é destaque em jornal francês

    Por Leandro Matthaus, do Portal Estado do Acre

    O jornal Le Monde Diplomatique ( Diplomatique.org.br), na versão em português, destacou nesta semana a qualidade da merenda escolar que os alunos da rede municipal do Município de Marechal Thaumaturgo, na região do Vale do Juruá, tem acesso.

    Alunos da rede municipal de Marechal Thaumaturgo

    Segundo o Le Monde Diplomatique, a gestão do prefeito Valdelio Furtado e do secretário de Educação, Eclinio Furtado, é considerada uma referência nacional no fornecimento da merenda regionalizada da agricultura familiar aos alunos. 

    “Com apenas 30 anos de fundação e cerca de 19 mil habitantes, a cidade é considerada referência na implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no Brasil. Além de serem saudáveis e adequados, os alimentos são adquiridos junto a 101 famílias agricultoras, muitas delas indígenas (25 no total), o que garante a valorização e o fortalecimento da cultura alimentar da região”, afirma a publicação.

    Na gestão do prefeito Valdelio Furtado, a Prefeitura de Marechal Thaumaturgo tem comprado os produtos diretamente dos pais dos alunos, com isso, garante qualidade da alimentação dos estudantes e renda à comunidade local. Os produtos adquiridos :” arroz regional, feijão, farinha de mandioca, inhame, melancia, alface e couve são alguns dos itens que compõem o cardápio da alimentação fornecida a mais de 5 mil alunos das 41 escolas da rede pública do município de Marechal Thaumaturgo, na qual beneficia financeiramente 101 famílias que forcenem os produtos “, pontua o jornal.

    O investimento soma mais de R$ 300 mil.