O Athletico bateu o martelo e negociou o atacante Vitor Roque com o Barcelona, em um acordo que chega aos 74 milhões de euros no total, entre fixo, bônus e impostos. Além disso, o Furacão ficou com 20% dos direitos econômicos do jogador para negociações futuras.
Com isso, tanto o Athletico quanto o staff de Vitor Roque colocam essa como a maior negociação entre clubes na história do futebol brasileiro.
O valor já supera a venda de Endrick, do Palmeiras ao Real Madrid. A grande questão, porém, fica por conta da negociação de Neymar pelo Santos ao Barcelona, em 2013.
Na época, os valores divulgados circulavam que o total seria em torno de 88,4 milhões de euros. Porém, isso foi cercado de divergências e ia além do acordo entre os clubes.
– O Vitor Roque é a maior transferência. Todo mundo fala da do Neymar, inventaram uma venda de 88 milhões de euros, mas não aconteceu – disse o empresário André Cury, em entrevista exclusiva ao ge. Ele representa Vitor Roque e também participou na transferência de Neymar ao Barcelona.
Quando foi divulgado o acordo por Neymar, em 2013, o Barcelona informou que o valor da transferência do craque em 57 milhões de euros (cerca de R$ 158 milhões na cotação da época).
Depois, em carta à Fifa, o Barça disse que Neymar custou 17,1 milhões de euros – valor que foi recebido pelo Santos. Dos 57,1 milhões de euros por Neymar, 40 milhões de euros teriam sido pagos ao pai de Neymar para que o time espanhol tivesse prioridade na compra do atacante.