MAIS

    Apagão nacional deixa ao menos 25 estados e DF sem energia

    Por G1

    ONS diz que uma falha às 8h31 afetou o fornecimento de energia para estados do Norte, do Nordeste e do Sudeste. Causa não foi informada. Desabastecimento parou linhas de metrô em Belo Horizonte, Salvador e São Paulo.

    Um apagão afetou o Distrito Federal e 25 estados do país na manhã desta terça-feira (15), segundo um levantamento do g1 (veja a lista abaixo).

    O Operador Nacional do Sistema (ONS) e o Ministério de Minas e Energia disseram que houve uma falha às 8h31, mas ainda não divulgaram a causa do incidente (leia mais abaixo).

    A falta de energia dificultou a manhã dos brasileiros em diversas capitais e cidades do interior.

    Veja a lista de estados com relatos de apagão:

    Imagem.png

    O apagão afetou moradores e prejudicou o funcionamento de serviços públicos.

    Os metrôs de Belo Horizonte, Salvador e São Paulo foram impactados. Na capital baiana, os passageiros tiveram de deixar os vagões e caminhar pelos trilhos (veja na foto abaixo). Semáforos desligados causaram transtornos em Belém, Fortaleza (veja no vídeo acima) e outras cidades.

    Em Macapá, algumas escolas dispensaram os alunos. Em Manaus, um comerciante usou velas para reforçar a iluminação.

    Causas estão sendo apuradas, diz ONS

    Em nota, o Operador Nacional do Sistema disse que uma ocorrência às 8h31 interrompeu a carga em estados do Norte e Nordeste, afetando também os do Sudeste. O g1, entretanto, registrou relatos de falta de energia também em Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina.

    “As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos [dos 16 mil MW afetados]”, informou o órgão.

    O ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse ter determinado a criação de uma sala de situação e a apuração das causas do incidente.

    Segundo o coordenador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), José Marengo, a causa do apagão deve ser operacional, pois não há um alerta pela seca, por exemplo, que pudesse impactar a produção e distribuição de energia.

    “Apesar do baixo nível de chuva, não estamos em uma situação de seca extrema, principalmente na região nordeste, que foi onde começou o apagão”, explica.