MAIS

    Durante agenda nas comunidades do Rio Tejo, Prefeito Valdelio Furtado entrega tanques e cacimbão a moradores da Reserva Extrativista

    Por Leandro Matthaus, do Portal Estado do Acre

    A determinação do prefeito Valdelio Furtado de levar uma máquina para dentro das comunidades rurais e conseguir a licenças junto aos órgãos ambientais, vem transformado sonhos em realidade para dezenas de moradores das comunidades do Rio Tejo, na qual estão localizadas dentro da Reserva Extrativista do Alto Juruá, com a construção de tanques (açudes) para a criação de peixes e os cacimbões que garante água potável para os habitantes da região.

    São mais de cem tanques construídos pela gestão do prefeito Valdelio Furtado. E a equipe segue produzindo os croquis (mapa) para solicitar a liberação para novas construções.  Por exemplo, no setor do Rio Tejo e Amônia, já forma entregues 39 unidades e mais 26 no Rio Bagé. Cabe destacar que nesta região, no mês de junho, técnicos da equipe da Secretaria de Agricultura produziram mais de cem croquis para solicitar a licença junto ao ICMbio.

    Seu Levi, morador da Vila Restauração, foi um dos primeiros moradores a ser contemplados com os tanques dentro da reserva. E fala da sua alegria em ter um tanque para criar seus peixes. “Estamos felizes com essa ação do prefeito Valdelio. Nós tínhamos esse sonho e com a determinação do nosso gestor de trazer uma máquina para cá, isso virou realidade. Hoje, temos o nosso tanque e podemos ter nossa criação de peixe. Melhorando nossa fonte de alimentação”, afirma o morador.

    Além dos tanques, a administração tem investido na qualidade da saúde dos moradores da reserva com a construção de cacimbões e distribuição da rede de água potável.

    Na comunidade São Francisco, local onde o atual gestor morou, seu Dari fala da importância das políticas públicas no que tange a rede de água potável nas áreas rurais e a construção dos tanques. “Olha, estou muito satisfeito, porque ganhamos um cacimbão e um tanque. Muitos vinham prometendo e o prefeito tornou as promessas das gestões passadas em realidade. Sem o apoio da gestão a gente não ia conseguir isso nunca, porque essa máquina foi o divisor de água aqui para nós. Eu sei que ele ainda vai trabalhar muito mais por essa gente”, celebra.

    Nascido e criado na zona rural, o prefeito descreve o momento como histórico.“ Agradeço a Deus por conduzir as políticas públicas do nosso município. Em trazer melhoria para esse povo acolhedor. Eu nasci e me criei aqui, e depois de vinte anos estou de volta como gestor, trazendo políticas públicas para melhorar a vida dessa gente. Porque conheço de causa os desafios que é viver nesses lugares. Também agradeço a nossa equipe pelo empenho em fazer politicas que melhorem a vida dos nossos trabalhadores rurais”.

    O prefeito junto com a sua equipe de gabinete está há cinco dias nas comunidades do Rio Tejo fazendo o levantamento das necessidades dos moradores para  a entrega de kits agrícolas.