MAIS

    EM CRUZEIRO DO SUL, SUPERINTENDÊNCIA DO INCRA REALIZA MUTIRÃO PARA REGULARIZAÇÃO DAS FAMÍLIAS DOS ASSENTAMENTOS E GLEBAS

    Por Leandro Matthaus, do Portal Estado do Acre

    Fotos: Assis/ Assessoria do Incra

    Desde quarta-feira (30), o superintendente do INCRA no Acre, Marcio Alécio, está realizando junto com a equipe do Órgão no município de Cruzeiro do Sul ,  um mutirão para regularizar as famílias que vivem nos projetos de assentamentos e glebas da União. Segundo ele, na região tem cerca de 50 assentamentos, sendo que cerca de 30% das famílias ainda não dispõe do titulo da terra, isto é, estão de forma irregular, o que impede de receber diversos benefícios concedidos pelo Governo Federal. Desse modo, ele tem buscado agilizar esse processo de legalização das terras e trazer benefícios às famílias, o que vai ao encontro das políticas do Governo do presidente Lula para os assentados.

    Além disso, Marcio salienta que devido a mudança da legislação que está em curso, o INCRA está adiantando a documentação para poder fazer a regularização fundarias dos assentamentos e glebas públicas federais. “ A ação vai até sábado aqui em Cruzeiro do Sul, mas a unidade do Incra do Juruá vai continuar recebendo a documentação, mas vamos priorizar esses quatro dias, onde estamos com a equipe de Rio Branco também”, conta.

    Segundo o superintendente, com a regularização , são desencadeadas outras políticas públicas, do Incra. “Temos diversas modalidades do crédito  instalação, credito de fomento e produção. Somando tudo uma família  pode ter acesso a créditos  em torno de cem mil reais, diretamente pelo Incra. Onde tem subsídio de  80 a 90%, para os assentados”.

    Ele também afirma que o trabalho será desenvolvido nos municípios de Marechal Thaumaturgo, Rodrigues Alves e Tarauacá, para que as famílias possam acessar os créditos disponível pelo Governo Federal para os assentados.