MAIS

    Quem é o atleta de várzea apontado como doador do coração de Faustão

    Por Metrópoles

    O atleta de futebol de várzea Fábio Cordeiro da Silva, 35 anos – que morreu no sábado, vítima de um AVC em Santos, no litoral de São Paulo – é apontado como o possível doador do coração transplantado no apresentador Fausto Silva, 73, no domingo (27/8).

    Fábio, conhecido entre os colegas da várzea como Esquerdinha, sofreu um AVC na última quarta-feira (23/8), enquanto trabalhava como azulejista em um apartamento. Ele estava sozinho e só foi encontrado no dia seguinte (24/8) pela equipe que trabalhava com ele na obra.

    Ainda consciente, mas com o lado direito do corpo paralisado, o atleta foi levado à Casa de Saúde de Santos, onde passou por uma cirurgia no cérebro. Fábio teve morte cerebral confirmada na manhã de sábado; a família, então, decidiu doar seus órgãos.

    De acordo com familiares, entre os órgãos doados, está o coração. Embora a Secretaria de Estado da Saúde não possa confirmar a informação, Fábio é tido como o possível doador de Faustão, porque o coração que o apresentador recebeu, no domingo, partiu justamente de helicóptero que saiu de Santos.

    Segundo o Hospital Albert Einstein, a unidade foi acionada pela Central de Transplantes do Estado na madrugada de domingo, “quando foi iniciada a avaliação sobre a compatibilidade do órgão, levando em consideração o tipo sanguíneo B”.