MAIS

    Sesacre e Prefeitura de Marechal Thaumaturgo realizam II itinerante de saúde multidisciplinar em neuropedeatria

    Por Leandro Matthaus, do Portal Estado do Acre

    A parceria entre o Governo do Estado, por meio da Sesacre, e a Prefeitura de Marechal Thaumaturgo garantiu a realização do II atendimento de saúde itinerante voltado para as crianças do município com transtornos neurológicos.

    Os atendimentos foram realizados durante dois dias, na UBS Naldir Marinao. Na sexta-feira ( 11), a equipe atendeu mais de cem crianças que faz o retorno com o neuropedeatra e serviço de terapia. Já neste sábado (12), a assistência médica foi voltada para o público de primeira vez, cujo objetivo é descobrir os tipos de transtornos de cada criança. Sendo que mais de sessenta crianças foram atendidas.

    A equipe multidisciplinar conta com treze profissionais, dentre os quais, neuropedeatra, pediatra e geneticista. Além disso, tem uma equipe responsável pelas terapias: fonoaudióloga, psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista e terapeuta ocupacional. Estes profissionais são encarregados de fazer a investigação dos transtornos neurológicos.

    Segundo Rosimeire Arruda , coordenadora do Saúde Itinerante da Sesacre, em agosto do ano passado, o Estado e a Prefeitura de Marechal Thaumaturgo já tinham realizado o primeiro atendimento voltado para este público alvo. E a partir dessa segunda ação, o objetivo é realizar mais atendimento mais frequência. ” O objetivo do governo é que o atendimento seja feito com maior frequência e com qualidade a essas crianças, pois sabemos das dificuldades de logísticas para se descolocarem até Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Por isso, trouxemos uma equipe multidisciplinar e uma equipe de terapia para dar seguimentos as investigações dos transtornos neurológicos. Que é tão importante quanto as consultas. Também queremos ser grato à equipe de saúde do município, pelo apoio, em nome do secretário Maricelson Firmino”, afirma a coordenadora.

    O secretário municipal de Saúde, Maricelson Firmino, salienta que o prefeito Valdelio Furtado não pôde estar presente na ação, mas que designou uma equipe para dar todo o suporte ao atendimento. ” O prefeito pediu para abraçarmos essa causa. Que toda ação de saúde que é vier, é bem-vinda. Nossa população é uma só e ele não mede esforços para oferecer um bom atendimento”, destaca o secretário.