MAIS

    Teleférico no Paquistão: uma das crianças é resgatada; outras seis e um professor seguem presos

    Por G1

    Equipes de resgate içaram uma das seis crianças que estão presas em teleférico que se rompeu quando elas iam para a escola. Dois adultos também estão na cápsula, que se sustenta por apenas por um cabo.

    Após oito horas e uma operação de alto risco, a primeira das sete crianças que ficaram presas em um teleférico a 274 metros de altura no Paquistão foi resgatada na manhã desta terça-feira (22), segundo autoridades locais à agência de notícias Associated Press.

    A criança, de acordo com forças de resgate, foi içada com segurança para um helicóptero, que tenta resgatar os outros sete passageiros (veja vídeo acima).

    Sete crianças e um professor ficaram presos a 274 metros de altura depois que um dos dois cabos do teleférico em que estavam se rompeu quando eles iam para a escola – a região, no norte do Paquistão, é extremamente montanhosa e, por isso, muitos estudantes recorrem a teleféricos como meio de transporte.

    De acordo com a agência nacional de gestão de desastres do Paquistão, helicópteros das Forças Armadas paquistanesas seguem no local e tentarão içar os outros passageiros – o vento e a posição da cápsula, que está pendurada apenas por um dos cabos, são alguns dos fatores que deixam a operação mais complexa.

    Ainda assim, a equipe corre contra o tempo. Os passageiros estão há mais de 18 horas presos.

    Segundo as autoridades locais, o cabo se rompeu por volta de 9h no horário local (23h de segunda-feira em Brasília). Uma das crianças chegou a desmaiar “devido ao calor e ao medo”, disse Shariq Riaz Khattak, um oficial de resgate, à Reuters. Até a última atualização desta notícia, não havia informações sobre o estado de saúde dela.

    O resgate é considerado difícil e de alto risco, segundo avaliação da equipe de resgate, pelos seguintes motivos:

    • Fortes ventos – em entrevista dada à Reuters de dentro da cápsula, o professor que está com os alunos relatou fortes rajadas (leia mais abaixo).
    • Altitude da cápsula, que está a uma altura equivalente a quase uma torre Eiffel ou o One Tower, prédio mais alto do Brasil, que tem 290 metros.
    • A aproximação do helicóptero também pode desestabilizar o único fio que sustenta a cápsula.
    • Enquanto isso, a equipe que está no helicóptero conseguiu entregar mantimentos aos passageiros.
    • “Fornecemos refeições e água para os alunos presos e estamos pensando em outras opções de resgate”, disse Sonia Shamroz, uma das coordenadoras da operação.

    ‘Estamos sendo atingidos por fortes ventos’

    O professor que está dentro do teleférico com as crianças deu entrevista por telefone ao site “Geo News” de dentro da cabine. Ele pediu pressa e disse que os estudantes estão nervosos.

    “Fortes ventos estão nos atingindo”, disse o professor, que tem 20 anos e foi identificado apenas como Gulfaraz.

    Único adulto dentro do teleférico, pedindo para que as autoridades os resgatem o mais rápido possível. Segundo ele, os alunos a bordo têm entre 10 e 15 anos. Um deles desmaiou por conta de uma crise de ansiedade, afirmou ainda.

    Meio de transporte

    Um professor da região disse a meios locais que cerca de 150 pessoas fazem diariamente a perigosa viagem de teleférico para a escola, devido à falta de infraestrutura de transporte na área.

    O primeiro-ministro interino do Paquistão, Anwar-ul-Haq Kakar, determinou o fechamento de vários teleféricos que estejam há muito tempo sem manutenção.

    “Também instruí as autoridades a realizar inspeções de segurança de todos esses teleféricos privados e garantir que sejam seguros para operar e usar”, disse.