MAIS

    Ciclone: governo anuncia auxílio de até R$ 800 por desabrigado no Sul

    Por Raphael Veleda, Ana Flávia Castro, Metrópoles

    O governo federal anunciou, nesta sexta-feira (8/9), a liberação de auxílio no valor de até R$ 800 por pessoa atingida pela tragédia provocada por ciclone extratropical no Sul do Brasil. A informação foi confirmada pelo presidente em exercício Geraldo Alckmin (PSB); o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que se encontra em viagem internacional, comentou o assunto nas redes sociais.

    Alckmin e um grupo de ministros viajam para o Rio Grande do Sul no domingo (10/9). Esse estado e Santa Catarina foram atingidos por um ciclone extratropical que matou ao menos 42 pessoas nos últimos dias.

    “A primeira medida é [a instalação] uma sala de situação permanente sobre as questões do ciclone que se abateu no Rio Grande do Sul”, disse Alckmin, no início da tarde desta sexta (8/9), no Palácio do Planalto. “Chegamos agora a 83 municípios atingidos”, lamentou ele, que anunciou outras medidas, como o envio de 20 mil cestas de alimentos para as regiões afetadas, que começam a chegar no domingo.