MAIS

    ICMbio , Prefeitura de Marechal Thaumaturgo, ASAREAJ e STTR realizam cadastros de mais 400 famílias da Reserva Extrativista do Alto Juruá

    Por Leandro Matthaus, do Portal Estado do Acre

    Visando garantir acesso às políticas públicas do Governo Federal aos moradores que vivem nas áreas de conservação ambiental, como é o caso de centenas de famílias da Reserva do Alto Juruá, no município de Marechal Thaumaturgo, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade ( ICMbio), em parceria com a Prefeitura do Município, Asareaj e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, realizaram o cadastro de todas as famílias da reserva extrativista.

    O trabalho de cadastro é importante porque permite ao Governo Federal promover ações para melhorar a vida dessas pessoas. Por exemplo, o Programa Bolsa Verde, que a cada trimestre paga 600 reais por famílias por garantir a preservação das florestas.

    Mais de 400 pessoas a partir dessa ação conjunta estão oficialmente inseridas nos programas do governo federal voltada aos moradores da área de conservação ambiental.

    O prefeito Valdelio Furtado destacou a importância desse trabalho de parceria que traz benefícios à população da Reserva Extrativista. ” Quero agradecer ao ICMbio, ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Asareat pelo trabalho de cadastrar as famílias da reserva. Inserindo elas nos programas de benefícios do governo federal. Quero dizer que a Prefeitura está sempre à disposição para novas parcerias, que traga o bem-estar social aos nossos munícipes “, enfatizou o gestor.

    O chefe do ICMbio em CruzeirodoSul, José Domingos Garcia Inácio, enfatiza que o órgão não mede esforços para inserir essas famílias nas políticas públicas. ” Quero agradecer aos nossos parceiros por auxiliar na realização desse trabalho. Essas pessoas nasceram e estão construindo suas famílias na reserva, mas ainda não estavam acentadas pelo Incra. Mas a partir de agora, vão poder ter acesso aos programas Bolsa Verde, Crédito Moradia e Fomento Mulher. Porque estão oficialmente cadastradas como moradores da reserva”.

    Já o presidente do Sindicato Rural, Antônio Oliveira, enfatizou que a união do ICMbio, Prefeitura, Sindicato e Asareaj trouxe ganhos aos moradores da reserva. ” É um momento de alegria ver o nosso trabalho, por meio, dessas parcerias trazer benefícios aos nossos trabalhadores rurais”.

    Orlei Moreira, presidente da Associação da Reserva Extrativista do Alto Juruá ( Asareaj), agradeceu todo o empenho da equipe que estava à frente do trabalho de cadastro dos moradores. ” Foi mais de uma semana de mobilização e atendimento, uma grande logística, mas com o apoio de todos, principalmente da diretoria da Asareat, conseguimos vencer. E mais de 400 pessoas foram beneficiadas”.