Os ataques aéreos de Israel contra a Síria desta quinta-feira (12) violaram sua soberania e direito internacional, afirmou o Ministério das Relações Exteriores da Rússia. A informação é da agência de notícias Reuters.
“No contexto da acentuada escalada da situação na zona de conflito israelo-palestiniana, tais ações enérgicas podem levar a consequências extremamente perigosas, pois podem provocar uma escalada armada em toda a região. Isso nunca deve ser permitido acontecer”, disse um comunicado do Ministério.
O órgão disse ainda que a força aérea de Israel danificou as pistas dos aeroportos de Damasco e Aleppo, levando os mesmos a suspenderem suas atividades.
Após o início do conflito com o grupo Hamas, no sábado (7), israelenses bloquearam as fronteiras com Gaza e bombardearam a passagem pelo menos três vezes. Ainda não se sabe a proporção dos danos que os ataques causaram.
Na terça-feira (10), Israel atacou a única passagem para fora da Faixa de Gaza, em Rafah, que faz fronteira com o norte do Egito.