Os quatro dias de Festival da Farinha, em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, renderam um faturamento de R$ 515 mil aos produtores participantes. O balanço foi feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e repassado ao g1.
Além das atrações de entretenimento, como os shows de artistas nacionais como Léo Magalhães, Forró Boys e Isadora Pompeo, o evento também contou com feira da agricultura familiar e exposição de pequenos comerciantes. Para o prefeito Zequinha Lima, a feira é uma chance de dar visibilidade ao principal produto da região, a farinha de mandioca.
“Este festival só existe por conta da agricultura familiar. A razão de ser é o pequeno produtor rural, que afinal é quem produz a melhor farinha de mandioca do Brasil”, avaliou.
A feira marca as festividades do aniversário do município, que completou 119 anos em 2023. O festival aconteceu entre os dias 27 e 30 de setembro, e também contou com desfile cívico-militar.
Além do viés econômico, a valorização dos produtores locais também é uma forma de empoderamento feminino. A presidente da Associação Feminina Mulher Flor, Maria Remilda, ressalta que a produção em Cruzeiro do Sul vai além da farinha.
“Mais importante do que as vendas, o que a gente queria de verdade era mostrar para as pessoas da cidade a nossa produção, para que elas saibam da nossa capacidade do que nós temos lá. Uma festa como essa é uma oportunidade para a valorização do nosso produto e do nosso trabalho”, avalia.