MAIS

    Pacientes têm olhos perfurados em programa idealizado por Alcolumbre

    Por Sarah Teófilo

    Um programa de atendimentos oftalmológicos idealizado pelo senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), no Amapá, deixou 103 pacientes que passaram por cirurgia com infecção. Destes, 40 tiveram complicações graves, como olhos perfurados, e têm indicação de cirurgia de transplante de córnea. O Ministério Público do Amapá está acompanhando o caso e emitiu uma série de recomendações na semana passada.

    O programa Mais Visão foi iniciado na gestão do ex-governador Waldez Góes (hoje no PDT), que se tornou ministro de Desenvolvimento Regional no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) graças a Alcolumbre. O atual governador, Clécio Luís, já foi servidor do gabinete do senador e foi eleito com o seu apoio.

    A ação foi amplamente usada por Alcolumbre na campanha eleitoral, e é lembrada por ele constantemente nas redes sociais. No seu site, ele se diz “idealizador e viabilizador” do programa. Em notícias publicadas pelo governo enquanto Waldez governava, Alcolumbre era sempre citado como o responsável por articular recursos para o programa, enviados via emendas parlamentares.