MAIS

    Após três tentativas de fuga, Gpoe assume segurança de bloco onde estão líderes de facção em Cruzeiro do Sul

    Por Jurua24horas.com

    O Grupo Penitenciário de Operações Especiais (Gpoe) assumiu nesta segunda-feira (15) a segurança do Bloco 7 do presídio Manoel Neri, em Cruzeiro do Sul, onde estão presos os líderes da facção criminosa Comando Vermelho. A medida foi tomada após a descoberta de três tentativas de fuga nos últimos dias.

    Segundo a Assessoria de Comunicação do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), o Gpoe foi acionado para ficar à frente do comando do bloco por tempo indeterminado, de forma preventiva. O objetivo é verificar a estrutura, as ações e os procedimentos no local, onde ficam os detentos considerados de alta periculosidade.

    Em menos de 30 dias a polícia penal conseguiu frustrar ao menos 3 tentaivas de fuga. Nesse período foram encontrados buracos em três celas do Bloco 7, que abriga presos faccionados. Eles planejavam fugir do presídio, mas foram impedidos pela ação dos agentes penitenciários.

    O Gpoe é uma força especializada que atua em situações de crise nas unidades prisionais do estado. Entre as suas funções estão a revista geral, a escolta de presos de alto risco, a intervenção tática em casos de conflitos, rebeliões e motins. O grupo foi criado em 2017 como um reforço na segurança pública do Acre.