MAIS

    Gladson Cameli é o primeiro governador do Acre a visitar terra indígena Arara durante Festival Shawãdawa

    Por Agência de Notícias do Acre

    Gladson Cameli fez história neste sábado, 27, ao ser o primeiro governador do Acre a visitar a terra indígena do Povo Arara do Igarapé Humaitá. O marco foi registrado durante a abertura do Festival do Povo Shawãdawa, que ocorreu na Aldeia Foz do Nilo, em Porto Walter, e se estende até domingo, 28.

    Este é o quarto festival do Povo Arara, que estava suspenso desde 2020 devido à pandemia. A festividade é a primeira de 23 que foram incluídas no calendário oficial do Estado.

    Ao chegar à aldeia, ele foi recepcionado pelas lideranças, com cantos e dança e foi seguido até o centro da festividade. O governador destacou que estava emocionado.

    “Estou emocionado. Aqui tem uma energia, e me proponho a vivenciar essa experiência para que eles [indígenas] saibam que são o termômetro do mundo. Eu não vou decepcionar os povos da floresta, os povos indígenas, e vamos fazer tudo aquilo que pudermos para que a gente possa cuidar das pessoas. Nós somos iguais”, disse.

    Cameli destacou ainda que a presença dele no festival mostra como é forte o compromisso dele com os povos originários. “A minha presença aqui ela responde, fala mais do que qualquer situação.”