O golpe da panela é um tipo de fraude que tenta convencer as vítimas a comprar utensílios de cozinha de baixa qualidade como se fossem panelas de alto padrão, de marcas conhecidas. Em alguns casos, os golpistas também tentam clonar o cartão de crédito dos consumidores. Esse tipo de golpe funciona como uma combinação de fraude de produto e fraude financeira, visando enganar as pessoas em busca de panelas de cozinha de qualidade.
As vítimas acabam caindo no golpe da panela falsa porque as táticas de persuasão são convincentes, devido à falsificação de embalagens idênticas às originais. Além da boa argumentação, ainda apresentam uma certificação falsa de vendedores legítimos da marca de panelas.
Os golpistas costumam atuar de porta em porta, em supermercados, feiras ou mesmo online, oferecendo panelas de cozinha supostamente de alta qualidade a preços bem mais baixos em relação aos sites oficiais. Eles fazem apresentações convincentes das panelas, destacando recursos como durabilidade, antiaderência e eficiência na cozinha.
Após a compra realizada por cartão de crédito ou transferência à vista, os consumidores levam os utensílios para casa. Ao fazerem uso dos produtos adquiridos, as vítimas percebem a qualidade inferior das panelas, frequentemente fabricadas em massa com materiais de pouca durabilidade.
Leia mais no Diário do Pará