MAIS

    Tarauacá: Operação conjunta apreende leite impróprio para consumo em estabelecimentos comerciais

    Por Agência de Notícias do MPAC

    O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Cível de Tarauacá, em conjunto com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e a Vigilância Sanitária Municipal, realizou uma operação que resultou na apreensão de 62 litros de leite in natura em comércios de Tarauacá.

    A operação foi desencadeada em resposta a denúncias encaminhadas ao MPAC sobre a venda de leite in natura na região, prática proibida devido ao risco de transmissão de doenças associadas ao consumo de leite cru. Com o apoio do Núcleo de Apoio Técnico (NAT), os órgãos fiscalizadores inspecionaram estabelecimentos comerciais e o laticínio Jaburu, localizado no município.

    O promotor de Justiça Júlio César de Medeiros, que acompanhou a operação, ressaltou a recomendação dos órgãos fiscalizadores para que os estabelecimentos cessem a comercialização de leite cru, e também alertou a população para que evite o consumo. Ele reiterou que a venda de leite in natura é proibida no Brasil, conforme estabelecido pelo Decreto nº 66.183/1970, e que, apesar de ser amplamente consumido, “o leite pode causar danos à saúde pública quando presente em sua forma não processada”.