MAIS

    Senador Petecão e o ministro Lewandowski se unem para tratar sobre segurança nacional

    Por Portal Estado do Acre

    Em reunião com o grupo nesta quarta-feira, 28, o prefeito Zequinha Lima anunciou que será pago, a partir de março deste ano, o piso de dois salários mínimos para os microscopistas de Cruzeiro do Sul. A prefeitura também passará a pagar o percentual de 20% referentes ao adicional de insalubridade à categoria.

    Zequinha se reuniu em seu gabinete com os 42 profissionais em microscopia que dão cobertura em todas as unidades básicas de saúde do município para fazer o anúncio, que foi comemorado pelos servidores.

    “É um momento de muita alegria. O único prefeito que ouviu a nossa reivindicação. Hoje foi a hora certa e todos nós estamos muito felizes”, contou Claudineia que trabalha no Posto de Saúde do Agricultor.

    A representante do Sindicato do Trabalhadores em Saúde – SINTESAC, comemorou a vitória para a categoria.

    “É dia de grande vitória para os microscopistas que há muitos anos tentavam essa valorização. Graças a Deus hoje o prefeito Zequinha Lima anunciou isso e a gente fica eternamente gratos porque é uma melhoria de vida para várias famílias desses profissionais, que são essenciais no serviço público” avaliou Liciane Onofre.

    O vereador Gilmar Giles participou da reunião e também reconheceu o empenho da gestão municipal para valorizar os profissionais.

    “Hoje é um dia histórico para esses profissionais que tiveram a garantia do prefeito Zequinha Lima que eles vão ter a equiparação salarial com os agentes de endemias com o pagamento do piso de dois salários mínimos e de insalubridade. São profissionais de extrema importância, porque são eles que dão o diagnóstico da malária e outras doenças para que o médico possa tratar. Saímos daqui muito felizes e queremos agradecer a sensibilidade do prefeito que decidiu fazer essa equiparação com recursos próprios da prefeitura”, disse Giles.

    A secretária Valéria Lima fez questão de ressaltar que o reconhecimento aos microscopistas é de iniciativa da gestão municipal, que vai pagar os valores com recursos do próprio.

    “Foi um marco histórico para esses profissionais, porque o governo federal só reconhece oficialmente 11 deles. Hoje vimos uma categoria feliz e agradecida, porque a gestão do prefeito Zequinha reconhece 42 e não vai esperar recursos do governo federal para pagar o piso de dois salários mínimos e a insalubridade. Eles serão pagos com recursos do próprio município”, enfatizou Valéria.

    ” Em um esforço contínuo, conseguimos assegurar o pagamento do piso nacional para os nossos microscopista. Ao longo da nossa gestão, já alcançamos conquistas significativas, e essa jornada de aprimoramento não para. Essa medida reflete nosso empenho em garantir melhores condições para nossos servidores. Esta é mais uma prova do nosso comprometimento em promover justiça salarial e reconhecer o valor de cada profissional que contribui para o serviço público”, destacou o prefeito Zequinha Lima.