MAIS

    Biden abrirá porto em Gaza para entrega de ajuda humanitária via mar

    Por Luana Viana, Metrópoles

    Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, fará o anúncio em seu discurso ao Congresso, nesta quinta-feira (7/3), de abertura de um porto temporário na Faixa de Gaza para o envio de ajuda humanitária via mar, segundo informações do alto-escalão do governo dos EUA.

    “Hoje à noite, o presidente anunciará em seu discurso sobre o Estado da União que ordenou que as Forças Armadas dos EUA realizem uma missão de emergência para estabelecer um porto no Mediterrâneo, na costa de Gaza, que possa receber grandes navios que transportem alimentos, água, remédios e abrigos temporários”, disse um funcionário da Casa Branca à imprensa norte-americana.

    O porto será temporário e, segundo a fonte, terá “capacidade para centenas de caminhões adicionais de assistência todos os dias”. A operação articulada por Biden será efetuada pelas Forças Armadas dos EUA e terá coordenação conjunta com Israel, as Nações Unidas e organizações não governamentais (ONGs).

    A CNN norte-americana informou que outra autoridade afirmou que o projeto demorará “algumas semanas para ser planejado e executado” e que as forças começarão a operação em breve.

    Apesar das autoridades dos EUA dizerem que a entrega de suplementos é mais “eficiente e econômica” por vias terrestres, o momento é tão urgente que exige a abertura do porto temporário.

    Foi destacado pelas autoridades que a ajuda humanitária não significa a presença de militares norte-americanos na Faixa de Gaza, pois eles ficarão no mar, enquanto aliados realizam a entrega.

    A Espanha também anunciou, nesta quinta, que doará 20 milhões de euros à Agência da ONU para Refugiados Palestinos, em Gaza, afim de ajudar humanitariamente a região.