MAIS

    Prefeito Valdelio Furtado cumpre agenda nas 16 aldeias dos povos indígenas Huni Kuin e Ashaninka na Foz do Rio Breu

    Por Leandro Matthaus, do Portal Estado do Acre

    Durante quatro dias consecutivos o prefeito Valdelio Furtado, ao lado de secretários, vereadores e assessores da Prefeitura de Marechal Thaumaturgo que lidam diretamente com a população indígena do município, visitaram as 16 aldeias,  localizadas na Foz do Rio Breu, na fronteira do Brasil com o Peru. A região é composta por indígenas das etnias Ashaninka e Huni Kuin ( Kaxinawá).

    Prefeito dança com o cacique

    Além de ouvir as demandas dos moradores aldeados, o chefe do executivo municipal foi tratar de assuntos e projetos direcionados às comunidades indígenas. “Temos esse olhar voltado a toda a comunidade e suas necessidades, seja da etnia que for e não será diferente com os indígenas, queremos buscar ações e implementar políticas públicas que tragam uma melhor qualidade de vida para eles. Por isso,agradeço à minha equipe técnica, nossos caciques Zeca mourão e Ibã Kaxinawá, o presidente da Associação Rio Breu Fernando Henrique Kaxinawá, os vereadores Davi Ashaninka e Adesio Matos, que estiveram conosco nessa agenda tão produtiva”, enfatiza o prefeito.

    O prefeito também destacou o compromisso do governo com os povos indígenas. “Estou feliz por fazer parte de uma gestão comprometida com as pessoas, na qual reafirmo meu compromisso, enquanto gestor, de cuidar dos nossos povos indígenas e garantir sua cidadania”, salienta Valdelio.

    O cacique Ibã, da Aldeia São Jorge, lembra que Valdelio Furtado é o primeiro gestor a visitá-los. ” Muito importante essa agenda do prefeito aqui, pois é o primeiro gestor na história de Marechal Thaumaturgo a entrar nas aldeias da Foz do Breu, um dos locais de mais difícil acesso, e ele teve essa sensibilidade de vir ouvir e saber das nossas necessidades. Nossa comunidade ficou feliz por receber a Prefeitura em nossa casa”, afirma o líder indígena.

    O vereador Adesio Matos que fez parte da comitiva que visitou as aldeias enalteceu o trabalho da gestão em estar presente nas aldeias. ” É importante para os parlamentares conhecer de perto essas comunidades, junto com o prefeito, porque sabemos que em governos passados, o poder público era distante dessas pessoas. E hoje testemunhamos a alegria dos moradores das aldeias em receber a visita do gestor pela primeira vez”, pondera Matos.

    Fernando Henrique Kaxinawá, presidente da Associação do Rio Breu, acompanhou a agenda em todas as aldeias ao lado da equipe da administração municipal. “Fiquei muito contente com o meu povo em ver o gestor e sua equipe na Aldeia. Antes o povo tinha medo de ir ao gabinete falar com o prefeito, agora temos um gestor que vai nas aldeias falar com todos os moradores”, afirma o presidente da Associação.

    O secretário de administração de Marechal Thaumaturgo, Gean Deles, enfatiza a importância da gestão municipal conhecer a realidade das comunidades ribeirinhas. ” É muito importante essa forma de governar do prefeito Valdelio Furtado. Que é ir ao encontro do povo. E nesse quatro dias podemos conhecer, ouvir e depois elaborar os projetos que beneficiarão as 16 aldeias”, afirma o secretário.