MAIS

    Prefeitura de Cruzeiro do Sul garante atendimento de saúde para os abrigados na Escola Thaumaturgo de Azevedo

    Por Assessoria

    A Prefeitura de Cruzeiro do Sul está garantindo atendimento social e de saúde para as famílias que estão abrigados em escolas devido a cheia do Rio Juruá. Nesta terça, 5, o Prefeito Zequinha Lima realizou uma visita aos abrigados na Escola Thaumaturgo de Azevedo, verificando as condições em que se encontram as famílias afetadas pela cheia. Conversou com as famílias abrigadas na escola, procurando saber suas dificuldades e necessidades e oferecer o apoio institucional e a solidariedade às famílias que tiveram de deixar seus lares devido à alagação. O objetivo da prefeitura é tornar essa estadia temporária a melhor possível.

    Stephanie do Monte Silva, de 20 anos, residente no bairro Miritizal, está no abrigo com seu esposo e o filho de um ano. Ela expressou sua gratidão pelo acolhimento recebido na escola, destacando a qualidade da alimentação proporcionada e a segurança em que está com a família agora.

    “Me sinto segura aqui porque até a noite passada eu não conseguia dormir com cobra subindo na casa. A alimentação está boa e estamos amparados ” relatou.

    O prefeito Zequinha Lima destacou a eficiência do plano de contingência elaborado previamente, ressaltando a experiência da equipe municipal em lidar com situações de desastre, especialmente as cheias recorrentes na região. Enfatizou o compromisso em oferecer segurança e assistência adequada aos desabrigados, garantindo o sucesso da execução do plano de contingência.

    “É algo que nós fizemos desde 2021 e que tem surgido um efeito positivo: ao invés da gente construir aqueles abrigos de dois por dois, rodeados de lona, aqui a gente utiliza as escolas. Para cada família, uma sala Aqui nós temos na escola Thamaturgo de Azevedo são sete salas de aula, então nós já estamos com cinco ocupadas cinco famílias. E a escola também tem a sua estrutura, então ela tem ar-condicionado. É um ambiente bom, aconchegante para elas, mesmo que seja adaptado”, pontuou Zequinha, que acompanhou o trabalho da equipe de saúde junto às famílias abrigadas.

    “Aqui hoje a gente está trazendo a equipe médica para passar nos abrigos, para fazer consultas, acompanhamento médico de quem estiver necessitando. Caso haja necessidade de levar para outro espaço para ter uma consulta mais avançada, a gente leva. Tem a equipe da Secretaria de Assistência Social que coordena o trabalho, a gente procura dar toda uma condição necessária para que eles possam se sentir bem e seguro aqui na escola. A gente já tem uma experiência de ter vivido e presenciado seis enchentes. Quatro em 2021, duas em 2022. Dentro dessas seis enchentes, a maior da história de Cruzeiro do Sul. Então, a nossa equipe tem uma experiência e um conhecimento muito grande na hora de lidar com esse tipo de desastre. É por isso que sempre no ano anterior a gente já prepara o nosso plano de contingência, levando em consideração o que nós fizemos anteriormente e trazendo perspectiva, trazendo novidades, trazendo outras formas de cada vez mais a gente está aprimorando esse trabalho que é de oferecer a segurança aos nossos desabrigados”, cita o prefeito Zequinha Lima.