O ataque da praga do mandarová, uma lagarta da mariposa da espécie Erinnyis ello , aos roçados de mandioca acontece com sazonalidade, que varia em função de acordo com a situação climáticas. No município de Rodrigues Alves, os agricultores voltaram a ter problemas com a praga. Para evitar novas perdas como foi no ano passado, onde dezenas de agricultores do Vale do Juruá perderam suas plantações, a Prefeitura de Rodrigues Alves já entrou em campo para o combate da mandarová.
Na tarde da quarta-feira, 27, uma equipe da Secretaria de Agricultura, juntamente com o IDAF, estiveram vistoriando um novo ataque da praga no Pafi Havaí. No local, foi aos produtores receberam orientações técnicas sobre o combate e controle do Mandarová. Também foi feito a entrega de inseticidas para serem aplicados na lavoura, além de itens básicos de EPI’s e Pulverizador costal para auxiliar os produtores na aplicação dos defensivos.
“Sabemos o quanto o Mandarová da Mandioca é uma praga severa e que quando ataca a lavoura de Mandioca com intensidade pode causar perdas de 30 a 100% da produção e esse trabalho realizado vem justamente para dar suporte aos Agricultores nas suas plantações e assim não ter tantos danos”, destaca o prefeito Jailson Amorim.
O agricultor e presidente do Pafi Havaí, Davanildes, agradeceu a gestão e a todos da equipe que estiveram dando suporte e apoio. “Agradecemos a gestão e todos da equipe pelo suporte para combatermos a mandarová, para que não venhamos perder nossas plantações”, afirmou Devanildes.