MAIS

    Desempenho cognitivo, combate à depressão e prevenção do Alzheimer: o que os estudos mais recentes dizem sobre as atividades físicas

    Por Globo Repórter

    A Organização Mundial de Saúde recomenda 150 minutos de exercícios físicos por semana, porém a maioria dos brasileiros ainda é majoritariamente sedentária.

    O Globo Repórter desta sexta-feira (24) revelou o que dizem as pesquisas mais recentes sobre o os benefícios das atividades físicas para o bem-estar físico e mental.

    Uma pesquisa internacional divulgada este ano aponta os treinos intervalados, a caminhada, a dança e a musculação como complementos importantes no tratamento contra a depressão.

    Globo Repórter conversou com o professor de Ciências da Saúde, Lucas Neves, que analisou pesquisas feitas nos últimos 40 anos sobre a relação entre atividade física e saúde mental. Ele examinou mais de 2 mil estudos para encontrar a receita para a recuperação de pacientes com depressão:

    “Aqueles que treinavam três ou mais vezes por semana apresentavam um efeito antidepressivo maior do que aqueles que treinavam uma ou duas vezes. A gente viu também que os treinos que realizavam três séries ou mais de exercício físico de musculação também apresentavam um efeito antidepressivo maior comparado àqueles com uma ou duas séries”, aponta Lucas.

    Leia mais no Globo Repórter