MAIS

    Petecão e ministro Wellington Dias participam de entrega de 15 vans para assistência social a 13 municípios do Acre

    Por Assessoria

    O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) participou, ao lado do ministro Wellington Dias, de uma cerimônia promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em Brasília, na quarta-feira [8]. O evento teve como destaque a entrega de vans adquiridas pelo Fundo Nacional de Assistência Social (Fnas). Além do senador e do ministro, diversos deputados e senadores de diferentes estados, junto com outras autoridades nacionais, estiveram presentes na solenidade.

    As 15 vans apresentadas durante o evento destinavam-se ao Acre e foram adquiridas com uma verba no valor de mais de R$ 4,6 milhões, viabilizada pelo próprio senador. A expectativa é de que os veículos sejam enviados para seu estado ainda esta semana, com previsão de chegada em 23 de junho. A entrega às prefeituras ocorrerá em local ainda a se confirmar.

    Segundo o parlamentar, esses veículos atenderão melhor à população mais vulnerável, permitindo que os profissionais da Assistência Social alcancem áreas mais remotas dos municípios, garantindo que nenhum cidadão seja excluído dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Assistência Social (Suas). Com esses veículos, as prefeituras poderão ampliar ainda mais o acesso a programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

    Segundo o senador, nesta primeira etapa, 13 municípios do Acre serão contemplados. Acrelândia, Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia, Jordão, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Porto Acre, Sena Madureira, Santa Rosa do Purus e Xapuri receberão uma van cada. Já Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves receberão duas vans cada, reforçando ainda mais o atendimento à população. Petecão destacou a importância desses veículos para a Assistência Social no Acre, afirmando:

    “Essas 15 vans serão fundamentais para os municípios, pois são adaptadas a portadores de necessidades especiais e serão úteis para aproximar os serviços públicos das pessoas que mais precisam. Com elas, conseguimos levar dignidade e apoio a todos os que mais necessitam”.

    Era para serem muito mais

    O senador informou que estavam previstos 35 desses veículos para o Acre, 10 dos quais seriam destinados ao governo do estado e outros 10 à prefeitura de Rio Branco.

    “Tínhamos viabilizado, além destas 15 vans, mais outras 20, mas, infelizmente, a Secretaria Estadual não podia recebê-las devido a impedimentos técnicos. O valor, contudo, não foi perdido, pois conseguimos reverter os R$ 3,1 milhões e redirecionar parte do valor para equipamentos para a Casa Abrigo do Juruá, em Cruzeiro do Sul, e parte para a Casa Abrigo Mãe da Mata, em Rio Branco. Já as dez unidades que seriam destinadas à prefeitura de Rio Branco foram perdidas, pois houve falta de alinhamento entre o Fnas e a prefeitura, que, por sua vez, perdeu o prazo – que era dezembro do ano passado – e, consequentemente, os recursos foram perdidos”, informou o senador.