A Prefeitura de Jordão, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, iniciou na segunda-feira (27) a I formação Compromisso Nacional Criança Alfabetizada ( CNCA) voltado para os docentes das escolas rurais do município.
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios, almeja, por meio da conjugação dos esforços, garantir o direito à alfabetização de todas as crianças do País. O objetivo central é assegurar que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do ensino fundamental, além da recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° ano afetadas pela pandemia.
A formação tem a participação de 26 docentes , com duração de três dias. O curso é ministrado pelos formadores : Schell Albuquerque, Evaldo Brasil, Itelvina Nascimento, Socorro Coutinho e Valdelei Albano, nos dois primeiros dias. Já no terceiro dia, que será quarta-feira (29), o ensino terá como temática a educação especial, com a colaboração da Psicóloga Daniella Galvão, e Ivan Ivanilde Gomes, Katrine Marinho e Célio Roque. Além disso, a Polícia Militar faz parte do ensino com o PROERD.
Cantinho da Leitura e Pescando Conhecimento são as temáticas trabalhadas pelos instrutores.
Além da Secretária de Educação, Meire Sérgio, a abertura da formação contou com a participação dos vereadores Guedes Oliveira, presidente da Câmara de Vereadores, Silvado Sereno , Avelino Sales e Fernando Muniz. Outras autoridades da área educacional também se fizeram presentes: Luana Guimarães, gestora do Núcleo de Educação do Estado, Meire Andrade, articuladora do programa CNCA, e Valdinei Albano, presidente do Conselho Municipal de Educação.
Esses educadores que estão na formação serão lotados nas escolas do Rios Tarauacá e Muru.
Conforme a secretária de Educação, Meire Sérgio, o atraso no início do ano letivo se deu por diversas situações: a realização do concurso público para provimento de professores e outras funções, além disso, outra situação bem relevante foi devido a grande enchente, que causou enormes prejuízos ao município, assim como aos prédios escolares e a peça de mobiliares escolares, utensílios de cozinha, quadros brancos, perca total do prédio da Creche Virgínia Rodrigues e tudo que a referida instituição de Ensino tinha, como colchões, TV, entre outros bens para seu funcionamento, localizada no Rio Murú. Tudo que foi exposto levou ao atraso do ano letivo, não por negligência pública, mas por fatores naturais que ocorreram no município. A Secretaria Municipal de Educação tem se preocupado com esse atraso e sabe que deve seguir o que preconiza as leis Educacionais com relação ao cumprimento dos 200 dias letivos, sendo assim, é dever Secretaria pensar em estratégias para repor esses dias perdidos, uma das estratégias é: que “aos sábados serão trabalhados projetos Interdisciplinares voltados, para melhorar a aprendizagem dos descentes e também para ajudar ao cumprimento da carga horária de 800 horas anuaL, conforme estabelece a LDB.
Vale destacar que o prefeito Naudo Ribeiro não mede esforços para levar uma educação de qualidade à comunidade rural, com educadores qualificados e escolas com condições para os alunos. ” Temos buscado fazer uma gestão comprometida com a educação, prova disso é o concurso público que realizamos. E também não estamos medindo esforços para iniciar o ano letivo, contudo, precisamos melhorar as escolas e e repor as peças dos utensílios perdidos com a alagação “, afirma o gestor.