MAIS

    Reino Unido: primeiro-ministro dissolve Parlamento e convoca eleições

    Por Mateus Salomão, Metrópoles

    O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, convocou novas eleições e dissolveu o Parlamento nesta quarta-feira (22/5). O pleito ocorrerá em 4 de julho, segundo informações do jornal britânico The Guardian.

    Sunak afirmou no discurso que o Rei Charles aprovou a demanda, conforme prevê o protocolo. O premiê ressaltou que as eleições ocorrerão em um “momento em que o mundo está mais perigoso do que esteve desde a Guerra Fria”, de acordo com The Telegraph.

    A decisão de marcar as eleições para julho surpreendeu lideranças políticas britânicas. O chanceler tem a prerrogativa para marcar o pleito em qualquer data deste ano, mas há quase seis décadas as eleições não ocorriam em julho.

    Em discurso na Downing Street, residência oficial e gabinete, o primeiro-ministro anunciou que a decisão representa o momento em que os britânico irão decidir “seu futuro”. “A questão agora é como e em quem você confia para transformar essa base em um futuro seguro para você, sua família e nosso país”, disse.

    Sunak está no cargo desde outubro de 2022, quando sucedeu Liz Truss. Ela teve o governo mais curto da história do país, quando deixou a cadeira após um pacote econômico com redução de impostos que não foi bem aceito pelo mercado financeiro.