MAIS

    Tarauacá tem quase 13 mil pessoas morando em áreas de risco

    Por Gilson Amorim, Extra do Acre

    O município de Tarauacá, localizado no interior do Acre, enfrenta um desafio significativo: quase 13 mil de seus habitantes vivem em áreas de risco, suscetíveis a deslizamentos, enxurradas e inundações. A informação consta em um relatório elaborado pela Casa Civil da Presidência da República, que busca orientar e priorizar ações de gestão de risco e desastres naturais no estado.

    Com uma população de aproximadamente 43 mil habitantes, Tarauacá vê cerca de 28% de seus moradores expostos a potenciais desastres. A situação coloca a cidade entre as mais vulneráveis do estado, junto com a capital Rio Branco, que lidera o ranking com 33.767 pessoas em áreas de risco, e Sena Madureira, com 10.160 moradores sob ameaça.

    O relatório federal, que abrange 17 municípios do Acre, revela que 74.347 pessoas vivem em zonas suscetíveis a desastres naturais, correspondendo a 9,7% da população total do estado. Além de Tarauacá, outras cidades afetadas incluem Cruzeiro do Sul (5.268 pessoas em risco), Epitaciolândia (4.333) e Assis Brasil (1.068)