MAIS

    Cidade do Acre registra mais de mil casos de malária apenas em 2024

    Por Maria Fernanda Arival, ContilNet

    O município de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, registrou mais de 1 mil casos de malária de janeiro a maio de 2024. Os números apontam um aumento significativo se comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 176 casos da doença. Os dados foram divulgados na última quinta-feira (6) pela Secretaria Municipal de Saúde.

    Ao site Juruá Online, o coordenador da Vigilância Entomológica, Leonísio Messias, explicou que no período de janeiro a maio de 2024 foram registrados 1.272 casos de malária, o que significa um aumento de 8% dos casos da doença.

    “A gente tá saindo de um período sazonal, um período que a gente sempre vem alertando né, por conta das muitas chuvas. E saindo desse período, a gente tá, como anos anteriores, com tendência de termos esse acréscimo. Sempre trabalhando para que isso não ocorra, mas ocorreu. Ainda que estivéssemos ainda nesse período com 8% de acréscimo”, disse o coordenador ao site.

    Apesar do número ter registrado um aumento, a Secretaria Municipal de Saúde tem intensificado as ações de combate à malária nos bairros de Cruzeiro do Sul com as visitas domiciliares e orientação aos moradores. Além disso, o coordenador também falou que quando um morador apresenta um sintoma, um agente vai até a casa, faz a coleta e leva na unidade.  Caso o exame dê positivo, o agente retorna com o tratamento e faz acompanhamento junto ao paciente.