A Prefeitura de Marechal Thaumaturgo, por meio da Secretaria de Agricultura e parceria com o SENAR, com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do café, realizadam um curso de capacitação para os cafeicultores do município.
A formação contou com a participação de 15 produtores rurais com temáticas voltadas a implantação de lavouras clonais da referida cultura, que vêm ganhando destaque no Vale do Juruá.
O treinamento contou com aulas práticas e teóricas, com abordagem voltada para a introdução a Cafeicultura, análise da cadeia produtiva local, espécies adaptadas a região, diagnóstico e planejamento produtivo, sistema de plantio (aberto e adensado), preparo de mudas e preparo de substrato, colheita e pós-colheita.
A conclusão do curso ocorreu na manhã deste sábado ( 15), na área demonstrativa do produtor Geilson Moreira, na comunidade Deus é Fiel, Rio Acuria.
A solenidade contou com a presença do Prefeito, Valdelio Furtado, dos secretários Joab Souza, de Agricultura, Cleonilton Santos, Finanças e Planejamento, Cleudon França, Secretário de Meio Ambiente e Turismo, além de Marcelo Bezerra, Engenheiro Agrônomo da Secretaria de Agricultura e ministrador do curso pelo SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.
Vale destacar que a Marechal Thaumaturgo já vem fomentando essa atividade há três anos, com distribuição de mais de 30 mil mudas aos produtores, por meio Programa de Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Café Conilon Clonal.
A Prefeitura fornece o adubo e as mudas aos agricultores cadastrados junto à Secretaria de agricultura. Ao todo, já foram investidos com recursos próprios da p
Prefeitura mais de R$ 150 mil na cultura cafeeira.
“Agradeço ao Senar pela disponibilidade do curso para capacitar nossos produtores, para que eles possam empreender novos negócios, criar empregos e gerar renda para as famílias. Pois o curso representa mais segurança alimentar e geração de renda aos nossos produtores. Então, para gente, essa iniciativa qualifica a alimentação fornecida ao município. Uma vez que estamos trabalhando para ampliar a oferta de outros cursos que possam beneficiar a comunidade”, ressaltou Secretário de Agricultura.