MAIS

    Recursos de Vando Torquato deixam cenário eleitoral de Tarauacá imprevísivel

    Por Gilson Amorim , Extra do Acre

    A política de Tarauacá, município do interior do Acre, enfrenta um cenário de incerteza com os recursos impetrados pelo ex-prefeito Vando Torquato na justiça eleitoral. Apesar de aparecer como o líder em todas as pesquisas eleitorais registradas até o momento, Torquato enfrenta um obstáculo: a inegibilidade imposta pela Justiça Eleitoral.

    Ex-prefeito de Tarauacá, Vando Torquato, tem sua pré-candidatura comprometida devido a problemas jurídicos que o tornaram inelegível. O impedimento, contudo, não impediu que ele se mantivesse na preferência do eleitorado, destacando-se como favorito em todas as sondagens realizadas.

    Caso o recurso de Vando seja negado, o principal beneficiado seria o ex-prefeito Rodrigo Damasceno, que iria quase para uma eleição plebiscitária com a atual gestora do município Maria Lucinéia, com Zé Filho como pré-candidato da 3ª via. No inverso, a principal beneficiada seria a prefeita Maria Lucinéia que iria disputar uma eleição com candidatos que iriam dividir os votos dando a gestora uma vantagem por estar com o domínio da máquina no município.

    A incerteza jurídica acerca da sua candidatura torna o cenário eleitoral de Tarauacá particularmente volátil. Torquato recorreu da decisão judicial, apostando em uma reviravolta que lhe permita voltar ao páreo. Enquanto isso, seus adversários observam atentamente os desdobramentos, cientes de que qualquer mudança na situação de Torquato pode alterar radicalmente a dinâmica da campanha.

    O problema jurídico de Vando faz com que o PSD, sigla onde atualmente está filiado, esteja em um momento de pausa nas articulações já que os filiados pretendem esperar até o último recurso para definirem o seu futuro nas eleições de 2024.

    Uma ala do PSD do município quer aliança com a prefeita Maria Lucinéia sendo que esta inclusive convidou Abdias da Farmácia para a vice de chapa. No entanto, a Executiva Estadual pretende ouvir outras siglas em razão das ações cometidas por ex-filiados da sigla nas eleições de 2022.