Há 30 anos no mercado de pesquisas eleitorais, o Instituto Juruaense de Pesquisas e Estatísticas ( INJUPE) tem batido o recorde de acertos nos resultados dos números divulgados. O primeiro deles foi lá em 1996, no município de Rodrigues Alves, quando Rui Matos Said Maia ( Rui Assem), foi eleito prefeito. A pesquisa foi contratada por um grande empresário do Juruá, que usava os números como parâmetros ao longo da sua caminhada política para decidir quem ia apoiar. De lá para cá, o INJUPE estdndeu seus serviços para todo o Acre, com exceção de Jordão e Santa Rosa do Purus, onde ainda não houve coletado de dados para aferição eleitoral.
Além do Acre, o INJUPE já realizou pesquisas nos Guajará, Envira e Ipixuna, no Amazonas. Bem como aferição de audiência televisiva, rádio e internet.
O serviço na grande maioria são realizados para consumo interno, isto é, onde os candidatos e apoiadores usam para planejar sua campanha eleitoral.
Por trás do INJUPE está o mago dos números, Waldemar Queiroz. Que ao longo dos anos tem ganhado respaldo pelo excelente trabalho e a confiabilidade dos números e sigilo, essencial nesse tipo de pesquisa.
Segundo Waldemar Queiroz, o jornalista Elson Costa, do Jornal Voz do Norte, foi um dos primeiros a apoiar o projeto do INJUPE e ajudou a consolidar o nome do instituto.