O temor de uma nova derrota política em Marechal Thaumaturgo tem feito a oposição criar diversos tipos de fakes news para tumultuar o processo eleitoral no município e prejudicar o prefeito Valdelio Furtado.
Depois de o site ” Juruá em Tempo, acusar o gestor de querer agradar os eleitores com uma licitação para serem adquiridas próteses dentárias, com recursos do Fundo Nacional de Saúde. Sendo que o processo licitatório ocorreu de forma transparente e legal, e foi divulgado de forma distorcida. Agora, os opositores, buscam espalhar inverdades com o áudio de um suposto empresário de Cruzeiro do Sul, denominado Jonas de Barro, na qual ele supostamente tenta angariar o apoio de um morador do município ao candidato à reeleição, em troca, futuramente ganharia um contrato de aluguel no valor de cinco mil reais por mês.
No áudio, Jonas de Barros, diz que todo mundo sabe que o Itamar não vence, por isso, chama essa pessoa para alugar o carro e vir apoiar o atual gestor de Marechal Thaumaturgo.
Contudo, a estória com É, é apenas mais uma narrativa da oposição liderada pelo ex-prefeito Itamar de Sá ( Podemos), que teme a terceira derrota seguida do seu grupo nas eleições municipais. Uma vez que Valdelio sequer conhece o empresário, nem ele tem ligações políticas com Marechal Thaumaturgo, tampouco faz parte da coordenação de sua campanha. Aliás, nem é possível ter certeza, que o áudio é mesmo do suposto empresário que aparece na foto junto com o áudio, pois não tem como atestar a veracidade sem uma perícia.
Desde a convenção partidária, na qual apoiadores de Valdelio azularam a cidade com mais de 5 mil pessoas presentes no ato, os adversários do prefeito passaram a jogar com ataques fakes. Criando narrativa para tentar reverter uma provável derrota. Uma vez que o atual prefeito conta com o apoio de Isaac Piyãko, dos senadores Alan Rick e Sérgio Petecão. Além dos deputados federais Roberto Duarte, Antônia Lúcia, Cel Ulysses e Zezinho Barbary. A maioria da bancada estadual também apoia a reeleição do prefeito, junto com a vice-governadora Mailza Assis.