Houve um bombardeio com foguetes, segundo autoridades da Defesa americana ouvidas pela Associated Press. A Resistência Islâmica no Iraque assumiu autoria do ataque e disse que vai continuar ‘até que o último soldado americano deixe o Iraque’.
Uma base militar dos Estados Unidos no Iraque foi bombardeada com foguetes nesta segunda-feira (5), segundo a agência Associated Press com base em autoridades da Defesa americana. “Vários” funcionários da base ficaram feridos, disseram as fontes à AP. Segundo a Reuters, são ao menos cinco feridos.
A Resistência Islâmica no Iraque assumiu autoria do bombardeio e disse em comunicado que vai continuar com os ataques “até que o último soldado americano deixe o Iraque”. O grupo terrorista faz parte do “Eixo de Resistência” do Oriente Médio, de grupos apoiados pelo Irã que atacam Israel.
O ataque à base dos EUA, aliados de Israel, ocorre em meio a um aumento de tensões no Oriente Médio, com promessas do Irã de retaliação a Israel após os assassinatos dos chefes dos grupos terroristas Hezbollah e Hamas, aliados dos iranianos. Um ataque iraniano, esperado por Israel e EUA, pode desencadear um novo conflito na região. Israel negou ter sido responsável pela morte de Ismail Hanyeh, do Hamas.
Ainda não se sabe qual será a repercussão desse ataque à base americana terá em meio às tensões na região. Saiba mais sobre a Resistência Islâmica no Iraque.
As autoridades de defesa dos EUA disseram que as tropas na base aérea de Al-Asad ainda estão avaliando os feridos e os danos. Mais cedo na segunda-feira, autoridades de segurança iraquianas confirmaram o ataque.