O relatório do senador Sérgio Petecão ( PSD) que cria o Programa Renda Básica Energética está pronto para ser votado na Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal , conforme informou o parlamentar.
Com a seca e o aumento no consumo de energia, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) já fixou a bandeira vermelha 1, uma sobretaxa na tarifa da conta de luz, cujo custo já começou a pesar para todos nós.
“Agora é hora de avançarmos com o Programa Renda Básica Energética (PL 624/2023) aqui no Senado! Nosso relatório já está pronto para ser votado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS)”, declarou Petecão.
A ideia é simples: implantar usinas de energia solar em áreas rurais, reservatórios e imóveis do Minha Casa, Minha Vida, que vão gerar energia para as famílias cujo consumo é de até 220 kWh/mês. Dessa energia, as famílias poderão usar créditos para pagar as próprias contas de luz.
“É inadmissível que, enquanto o povo paga a conta mais cara de todas, algumas distribuidoras tentem barrar um projeto que oferece energia barata e sustentável e cuja matéria prima é abundante e de graça”, afirma o senador do povo.