A eleição de Marechal Thaumaturgo caminha para um desfecho que cada vez mais amplia as chances de vitória do atual prefeito Valdelio Furtado ( Progressistas) sobre Itamar de Sá ( Podemos). Com um time repleto de apoiadores e que ocupam os principais cargos na esfera estadual e no cenário nacional, Valdelio chega nas últimas duas semanas com o time dos sonhos para triunfar nas urnas no dia 06 de outubro.
A mesma coisa não se pode dizer do seu adversário, o ex-prefeito Itamar de Sá. Que junto com o seu grupo ja colecionam duas derrotas seguidas para Isaac Piyãko e Valdelio Furtado, nos últimos pleitos passados e, caso percam novamente, será a terceira e com ele em campo.
Com o apoio do Governador Gladson, Valdelio Furtado coroa a cereja do bolo eleitoral. Uma vez que já tinha o apoio da Vice-Governadora Mailza Assis, dos senadores Petecão e Alan Rick , dos deputados federais Zezinho Barbary , Cel Ulysses, Roberto Duarte e Antônia, além da bancada estadual que conta com um time campeão de votos: Edvaldo Magalhães, Tadeu Hassem e Clodoaldo Rodrigues.
Com a vinda de Cameli, que estava neutro na disputa, mas os apoiadores do ex-prefeito diziam contar com o apoio do chefe do executivo, contudo, a declaração de Gladson pedindo voto para o candidato do Progressistas e destacando que o gestor merece uma nova chance pelo excelente mandato, possibilitou a adesão em massa dos ocupantes de cargos do estado no município a abraçar o 11 sem medo de represália.
Ao grupo de Itamar de Sá restou o apoio de Márcio Bittar e Nicolau Júnior, ambos sem base forte no município, principalmente o senador.