MAIS

    Prefeitura de Marechal Thaumaturgo viabiliza junto ao Incra criação do PDS do Mississipe com capacidade para atender 242 famílias assentadas

    Por Redação

    A Prefeitura de Marechal Thaumaturgo, por meio da parceria com o Incra, obteve mais uma conquista para os trabalhadores rurais do município. Trata-se da criação do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Mississipe. A área de assentamento tem capacidade para atender até 242 unidades familiares.

    Além de autorizar a criação do PDS no município por meio da portaria assinada na sexta-feira (11), o presidente nacional do Incra César Fernando Schiavon Aldrighi, autorizou a Superintendência Regional do Acre – SR(AC) dar início ao processo de seleção para a inclusão das unidades familiares como beneficiárias do Programa Nacional de Reforma Agrária – PNRA, sujeito à verificação das vedações do ar go 20 da Lei nº 8.629, de 25 de fevereiro de 1993.

    A parceria da Prefeitura de Marechal Thaumaturgo, na gestão do prefeito Valdelio Furtado, com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) tem gerado inúmeros resultados positivos para o município, incluindo a implementação de mais um projeto de assentamento, além dos quase quatro milhões de reais liberados para construção de unidades habitacionais e fomento.

    Os esforços para a arrecadação da área e a criação do projeto de assentamento começaram em 2022, sob a administração do ex-prefeito Isaac Piyãko. Ao assumir a gestão, o prefeito Valdelio deu continuidade a essas ações, oferecendo total apoio à sua equipe técnica para viabilizar o projeto.

    “Na terça-feira, 11 de outubro de 2024, recebemos a notícia da portaria que institui o Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS Mississipe). Isso nos deixou bastante satisfeito, porque estamos colhendo os frutos do trabalho da nossa gestão, com seriedade e compromisso com o homem do campo. Onde vamos beneficiar mais de 200 famílias, que terão sua área de terra e , com isso, teremos futuramente a liberação de crédito fomento. Por isso, somos gratos ao superintendente Márcio Alécio e a toda sua equipe pelo empenho e apoio ao nosso município. Este projeto fortalecerá ainda mais a agricultura familiar em nossa região”, afirma o prefeito.

    O PDS Mississipe abrange uma área de 9.109,7668 hectares (nove mil, cento e nove hectares, setenta e seis ares e sessenta e oito centiares) e tem a capacidade de atender 242 famílias.

    No dia 10 de abril de 2021, o ex-prefeito Isaac Piyãko esteve no local com sua equipe técnica e vereadores, visitando a Comunidade Mato Grosso, localizado as direitas do Rio Juruá, limite com a Reserva Extrativista do Alto Juruá. Na época, ele relatou que foram recebido por todos os familiares que solicitam apoio do poder público municipal para ajudar encaminhar o pedido de regularização do território. “Fizemos uma reunião para ouvir as propostas de apoio ao moradores, onde falaram da regularização fundiária, construção de uma Ramal para transporte da produção, assim possibilitando melhoramento na questão de vida”, relatou.

    Conforme informações levantada pelo ex-gestor, a área do PDS Mississipe foi ocupada pelos seringueiros na época da exploração do látex da seringa. “Observei que é um território muito rico, floresta nativa, muitas palmeiras, madeira de lei e um solo arenoso, com muitas nascentes de água muito boa para consumo, vale a pena ser estudada e criar um plano de uso desse território para melhorar a qualidade de vida e um uso racional dos recursos naturais”, destacou o ex-prefeito que encabeçou a luta pelo PDS junto com Valdelio Furtado.