MAIS

    Além da presidência dos EUA: americanos votam sobre maconha e aborto

    Por Luana Viana, Metrópoles

    As eleições dos Estados Unidos estão na reta final. Nesta terça-feira, 5 de novembro, milhões de norte-americanos vão às urnas escolher quem será o próximo presidente do país. Na ocasião, os eleitores também elegerão os novos membros do Congresso e votarão em quase 150 medidas eleitorais.

    Para o Congresso, estarão em disputa 468 assentos. Os norte-americanos escolherão 33 senadores e 435 deputados, de acordo com seus estados. Também serão eleitos 11 governadores. O país é composto de 50 estados, mas nem todos fazem eleições para governador simultaneamente.

    Além de escolher os seus representantes, os eleitores votam em medidas que variam de acordo com estado. Os norte-americanos devem decidir sobre quase 150 assuntos, como direito ao aborto, legalização da maconha, procedimentos de votação, migração e até questões econômicas.

    Segundo o Ballot Initiative Strategy Center (Centro de Estratégia de Iniciativa Eleitoral), há 147 medidas de votação nas cédulas da próxima terça-feira em 41 estados. Dessas, 77 foram encaminhadas à votação por legisladores estaduais e 57 foram iniciadas por cidadãos.

    As demais pautas a serem votadas são consideradas propostas de títulos, questões consultivas e de convenção constitucional.