Salatiel Pinheiro Magalhães, 40 anos de idade, recebeu a missão do dos seus conterrâneos de administrar Rodrigues Alves pelos próximos quatro anos vindouros, com a maior votação que um candidato a prefeito já recebeu nos 32 anos de emancipação política do município. Ou seja, 6.252 votos, totalizando 60,11% dos votos válidos.
Pelo seu perfil agregador, foi escolhido para liderar a chapa ao lado do vereador do Neto do Jamilson suceder o prefeito Jailson Amorim e o seu pai, Pastor Nilson Magalhães, atual vice-prefeito, numa aliança que obteve resultados expressivos, com a vitória de dez vereadores da base de um total de onze vagas.
O futuro gestor de Rodrigues Alves está no último período do curso de Enfermagem. Além disso, atuou como docente nas escolas da zona rural, foi vereador, secretário de Administração, e trabalha com agricultura.
Salatiel é filho da professora Júlia Pinheiro e do Pastor Nilson Magalhães- que vivia da agricultura na área rural de Rodrigues Alves, contudo, em decorrência de um acidente que o deixou paralitico, ele se mudou para a cidade junto com a família. Onde encontrou meios para supera as adversidades, uma vez que concluiu duas graduações nas áreas Geografia e Pedagogia. Vindo a se tornar um dos melhores professores de Geografia e diretor escolar na rede estadual. E no ano de 2020 foi eleito vice-prefeito do município. O mandatário.
Salatiel busca seguir os passos do pai, vindo constituir sua família com a professora Maria Antônia, e juntos tem uma menina. Ele também é membro da Igreja Assembleia de Deus.
Salatiel Magalhães o que representa essa vitória com 60% dos votos válidos?
Essa nossa vitória com 60% dos votos é um marco histórico em Rodrigues Alves, pela votação expressiva que tivemos. E isso representa a vontade do povo de ver a continuidade da excelente gestão do prefeito Jailson Amorim e do Pastor Nilson Magalhães. É uma gestão que vai ficar no livro da história de Rodrigues Alves, pela valorizando da educação, da saúde. Porque o prefeito Jailson foi o único que implantou atendimento semanal nas unidades de saúde rural do município. Das 7 UBS do município, 5 estão na área rural. Que foram construídas em comunidades estratégicas para atender outras continuidades. Isso é uma marca que ele deixa para os filhos de Rodrigues Alves. Além disso, ele valorizou as pessoas que nasceram aqui. Todos os seus secretários são filhos de Rodrigues Alves. Pessoas que nasceram aqui e escolheram essa cidade para morar. Alguns foram em busca de profissionalismo. Onde hoje temos engenheiros, médicos que foram estudar fora e voltaram. E estão contribuindo com a nossa cidade. Por isso eu agradeço ao prefeito Jailson, ao Pastor Nilson Magalhães e todos nossos candidatos a vereadores que ajudaram a construir essa vitória.
Qual suas expectativas para gerir o destino de Rodrigues Alves pelos próximos 4 anos?
Nossa expectativa pelos próximos 4 anos é continuar valorizando a nossa gente. Sempre com um olhar carinhoso para a nossa educação, que é o pilar de tudo. E valorizar os trabalhadores de saúde, porque temos um dos melhores índices do estado, e manter o compromisso com os nossos produtores rurais, porque estamos recebendo uma gestão com 1,4 mil quilômetros de ramais. E precisamos manter esses ramais acessíveis. A gestão do prefeito Jailson foi boa, mas eu e o Neto, precisamos sermos melhores. Que é um pedido dele de a gente fazer uma gestão melhor que a deles. Porque quem vai ganhar é o nosso. Posso dizer que hoje, eu e o Neto nos sentimos capacitados para gerir o nosso povo. Porque temos entendimento na área da Educação, Saúde, infraestrutura e também da agricultura. Vamos fazer um trabalho de fortalecimento da agricultura familiar, porque sabemos que contribui com a renda das famílias e a economia do município.
O que será mantido e o que será melhorado na gestão a partir de 1º de janeiro de 2025?
Estamos no processo de uma transição pacífica. E o que estiver bom vamos manter e outras coisas vamos aprimorar. Eu e o Neto sabemos que temos que entrar na administração acertando. E quando estiver próximo ao mês de janeiro vamos divulgar nossos secretários para que possamos continuar fazendo uma boa gestão.
Como será sua relação com o vice-prefeito Neto?
Minha relação com o Neto é muito boa. E eu sempre converso com ele, dizendo que temos que sermos unidos. O prefeito Jailson vinha de duas gestões de vice-prefeito e era colocado de escanteio. E quando eu era vereador e o prefeito Jailson veio pedir para meu pai colocar o nome como candidato a vice-prefeito, eu pedir para ele não fazer meu pai sofrer. E ele afirmou que o meu pai não ia sofrer nenhum minuto do que ele tinha sofrido. E o mesmo respeito que ele teve com o meu pai, eu terei com o Neto. A gente é amigo desde da época de infância e tivemos um mandato de vereador juntos. Então, eu digo que onde tem respeito e união, as coisas fluem. Vamos ter uma boa relação, porque somos os dois gestores do município.
Qual a influência do prefeito Jailson e do vice-prefeito Pastor Nilson, seu pai, na gestão?
Eu sempre falo para o prefeito Jailson e o Pastor Nilson que nós vamos contar com eles nesse mandato. E eles dizem que vão deixar nós trabalharmos à vontade. Mas hoje na vida pública, precisamos de pessoas que estejam do nosso seu lado. Que queiram ver as coisas acontecerem da melhor forma. Porque se a gente errar eles vão dar o puxão de orelha para a gente acertar. Então, eles vão fazer parte da nossa gestão. Estando próximo da gente. E o prefeito Jailson sabe do respeito que temos por ele. Uma vez que ele é um dos maiores articuladores políticos do nosso estado. Porque ele foi o único em 32 anos de emancipação política a eleger o sucessor na nossa cidade. E nós sabemos o empenho dele dentro desse processo e se Deus quiser vamos trabalhar juntos.
Você terá 10 vereadores na sua base. Como será construída a relação entre os poderes para seguir avançando?
Para seguir avançando, vamos construir uma boa relação com os dez 10 vereadores da nossa base. A gente que já foi vereador e sabe que os dois poderes devem estar unidos. Nossos vereadores são pessoas competentes, alguns já foram vereadores e outros gestores. Então, eu falo que a Câmara de Vereadores está bem representa. E a conversa que tivemos é para que a cada dia mais vamos trabalhar em sintonia, com respeito mútuo. E eles sabem do nosso compromisso com a população, de trabalhar unidos para as coisas chegaram ao povo de Rodrigues Alves.