O Fundo das Nações Unidas Para Infância (UNICEF) anunciou na manhã da ultima quarta-feira (06/11) os municípios que conquistaram a Certificação de Munícipio Selo UNICEF Aprovado no ciclo 2021-2024.
E o Estado do Acre teve o maior número de municípios Certificados ao longo de toda a história do programa , sendo 08 municípios foram certificados. Dentre os contemplados está Marechal Thaumaturgo, que se tornou o campeão de certificações, ao alcançar na atual edição sua 3ª Certificação.
Para chegar a estes resultados, os municípios reconhecidos com o Selo UNICEF se empenharam em cuidar bem da primeira infância e da adolescência. Melhorar a educação – da creche até a transição de jovens para o mundo do trabalho, investir na saúde física e metal de meninas e meninos, promover hábitos de higiene e acesso à água limpa, proteger crianças e adolescentes das violências, e garantir a proteção social às famílias vulneráveis, em especial aquelas oriundas de povos e comunidades tradicionais.
Em Marechal Thaumaturgo, foi uma jornada de inúmeros desafios, trabalho, dedicação, persistência e resiliência para obter os pilares dessa inestimável conquista que certifica o município com Selo de Boa Gestão, melhorando significativamente suas políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes, entre 2021 e 2024, em comparação à média nacional em pelo menos três indicadores de saúde, educação e proteção contra violência.
“O momento agora é de celebração e sobretudo de gratidão as pessoas e organizações que contribuíram com essa histórica conquista. Gratidão pela participação e compromisso com a melhoria da qualidade de vida de nossas crianças e adolescentes de nosso município. Oportunidade de reconhecer o esforço e trabalho incansável de cada um que somou força nessa transformadora jornada, onde juntos, possamos continuar garantindo a proteção e o respeito aos direitos de todas as crianças, adolescentes e jovens de nosso querido município de Marechal Thaumaturgo” – Cleudon França, Articulador Municipal.
UMA CERTIFICAÇÃO DE LEGADO PARA O MUNÍCIPIO
Todo o transformador trabalho realizado ao longo dos últimos 04 (quatro) anos, na sede e zona rural; com suas ações sendo levadas aos rios e igarapés, as vilas, comunidades e aldeias indígenas – voltadas a saúde, educação, assistência social, a participação juvenil e, a proteção e garantias de direitos de crianças e adolescentes; deixam um incomparável legado de transformação social através das inúmeras politicas públicas implementadas e consolidadas
Do vasto e diversificado cronograma de ações implementadas e consolidados que ficarão como legado de eficazes políticas públicas, se destacam: Criação do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI), Criação do Fluxo de Atendimento de Saúde Mental, intensificação do Busca Ativa Escolar (BAE), adesão a Busca Ativa Vacinal (BAV), Campanhas e Ações de Enfrentamento Prevenção de Violências, Implementação da Lei da Escuta Especializada, Implementação do Programa Lavagem de Mãos nas Escolas de Ensino Infantil, Capacitação/Formação de Jovens para o mundo de trabalho e projeto de vidas, formações para profissionais da saúde, educação, assistência social, conselheiros tutelares e de direitos, Semana do Bebê, dentre muitas outras ações.
NUCA: O CORAÇÃO DO SELO UNICEF – ADOLESCENTES E JOVENS PROTAGONISTAS DE SUAS PRÓPRIAS HISTÓRIAS!
Assim como foi na edição anterior, o NUCA Thaumaturgo (Núcleo de Cidadania de Adolescentes) foi o coração das ações do Selo UNICEF no município de Marechal Thaumaturgo ao longo do referido ciclo. O grupo de adolescentes e jovens que chegou a trabalhar com mais de 250 (duzentos e cinquenta) adolescentes e jovens, foi o grande protagonista da edição juntamente com o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) que puxaram as ações e promoveram uma série de ações que impactaram e transformaram vidas!
Trabalhando temáticas como Empoderamento de meninas e promoção da igualdade de gênero, Prevenção da gravidez na adolescência e promoção dos direitos sexuais e direitos reprodutivos, Enfrentamento ao racismo e às violências e promoção da mitigação dos riscos e impactos das mudanças climáticas, – o grupo promoveu inúmeras iniciativas que levaram a informação e a reflexão, fazendo um convite a participação de toda a sociedade na formação de uma sociedade mais justa e igualitária para todos os munícipes thaumaturguenses.
Desde dos mutirões de limpeza de lixo nas praias e beiradas de rios e igarapés, desde dos plantios de mudas de plantas, os encontros, os eventos culturais e esportivas, as ações de boas práticas, as trilhas dos cursos formativos do 1MIO – tudo foi intenso, marcante e transformador! A participação juvenil que por anos esteve na inércia voltou aos holofotes com o protagonismo dos integrantes do NUCA que não só falaram, mas foram a ação: agiram!