O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, renunciou ao cargo e à liderança do Partido Liberal nesta segunda-feira (6), segundo anunciou em um pronunciamento.
Ele permanecerá como premiê até que um novo líder seja escolhido.
“Pretendo renunciar ao cargo de líder do partido, como primeiro-ministro, depois que o partido selecionar seu novo líder”, afirmou Trudeau a repórteres em Ottawa.
Durante a fala, o premiê comentou que possui um arrependimento: o sistema eleitoral do país.
“Se eu tenho um arrependimento, particularmente conforme nos aproximamos desta eleição (…), eu gostaria que tivéssemos sido capazes de mudar a maneira como elegemos nossos governos neste país para que as pessoas pudessem simplesmente escolher uma segunda opção, ou uma terceira opção na mesma cédula”, ressaltou.
Parlamento canadense será suspenso
Justin Trudeau também afirmou no pronunciamento desta segunda que o Parlamento do país será suspenso até 24 de março, enquanto um novo líder é escolhido.
“O Parlamento está paralisado há meses após o que foi a sessão mais longa de um Parlamento minoritário na história canadense”, argumentou.
O Parlamento deveria retomar os trabalhos em 27 de janeiro, e os partidos de oposição prometeram derrubar o governo o mais rápido possível, provavelmente no final de março.