O ex-deputado federal Jesus Sérgio e a ex-prefeita Maria Lucinéia, ambos do PDT, embora tenha perdido o controle do Executivo Municipal, mantém-se vivo e com força política capaz de causar estragos à gestão atual. Um deles é o rateio de cargos da gestão estadual para abrigar seus aliados em Tarauacá, conforme está sendo ventilado pelo Extra do Acre.
Coisa que Rodrigo Damasceno não teve após as eleições de 2016 ( perdeu a Prefeitura) e 2022- na qual obteve mais de 5 mil votos para a Câmara Federal e continuou sem cargos de direção. Talvez o fato se explique devido a proximidade da eleição estadual, na qual a vice-governadora Mailza Assis, que estava no palanque do médico, também almeja contar com a família Sérgio e seu grupo fazendo sua campanha. Uma vez que Tarauacá é o quarto colégio eleitoral do Estado e, às vezes, decisivo para a vitória, como foi o caso das vitórias de Tião Viana (PT ) ao Palácio Rio Branco.
Caso Jesus Sérgio assuma o Núcleo de Educação, terá espaço para acomodar os seus, principalmente na empresa terceirizada que presta serviço nas escolas. Lembrando que um grupo se mantém é dando emprego para o time das bandeiras.
Outro ponto é o número de vereadores eleitos que se mantém fiéis aos Sérgios. Inclusive, em matéria que exija dois terços da Casa , Rodrigo terá que negociar com eles.
Além disso, Jesus , Neia e seus familiares são funcionários de carreira do Estado, e outros ocupam cargos eletivos. O que permite distribuir as benesses daquilo que receberem com os seus aliados.